ntigamente, o botão “Iniciar” era chamado de “Sistema” e durante os testes da Microsoft, as pessoas não sabiam o que fazer diante do PC. Até que o botão foi renomeado para “Iniciar”, facilitando a vida dos usuários que sabiam por onde começar (mesmo para desligar o computador).
2. windows, o pai da comic sans
Fortemente odiada pelos designers (e por todas as pessoas com o mínimo de noção de estética), a fonte Comic Sans já teve seus tempos de ouro. Ela foi desenvolvida por Vincent Connare para o programa Microsoft BoB (uma interface do Windows para crianças, com inspiração em letras e gibis). Sendo assim, a Comic Sans foi incluída em todas as versões do Windows desde então, tornando-se uma das fontes mais populares de todas.
3. a musiquinha do windows
O famoso som que ouvimos ao iniciar o Windows foi criado por Brian Eno, compositor do “Microsoft Sound”, usado na abertura do Windows 95. Brian já trabalhou com grandes nomes da música, como U2, David Bowie e Talking Heads. A primeira versão da “Microsoft Sound” foi composta com 84 peças de 3,35 segundos.
4. o papel de parede mais famoso do mundo
O famoso papel de parede do Windows XP foi batizado de “Bliss”, surgiu junto com o lançamento do Windows XP, em 2001. O local realmente existe e foi fotografado na califórnia, em 1996, pelo fotógrafo Charles O’Rear. Já no Windows Vista, os wallpapers padrões foram escolhidos a partir de fotos tiradas pelos funcionários da Microsoft e membros do Flickr.
5. cara,cade o meu pais?
Em algumas versões antigas do Windows, ao escolher determinado fuso horário no Windows, a parte do mapa para qual aquele horário se aplicava não era destacada no mapa. Esse recurso foi retirado porque a Microsoft não conseguia agradar todos os países e suas fronteiras. E há boatos de que em algumas versões antigas do Windows, a Polônia sumiu do mapa por erro técnico.
6. o primeiro windows de todos
O Windows 1.0 foi lançado em 20 de Novembro de 1985. Os requisitos básicos para a primeira versão do Windows eram MS-DOS 2.0, 256 kB de RAM e um disco rígido. E pasmem: tinha até jogos! A primeira versão do Windows vinha com o jogo Reversi, um calendário, bloco de notas, calculadora, relógio, um prompt de comando, o Write, o Painel de Controle, o Paint e programas de comunicação. E SÓ.
7. conflito entre o windows eos games
O lançamento do Windows XP SP2 demorou porque tava rolando um bug com o jogo Deer Hunter 4. Sem o jogo funcionar, o Service Pack não podia ser lançado, o que atrasou a vida da Microsoft. Mas isso já não é novidade, pois no Windows 95 o mesmo problema foi relatado com Doom e no Vista com World of Warcraft.
8. ester eggs
A parte mais legal do Windows é descobrir pequenos Easter Eggs escondidos pelo sistema. Existem uma infinidade deles que você pode encontrar em uma simples busca pelo Google, mas um dos que eu mais gosto é um com uma mensagem subliminar terrorista no Word. (OOOIII?)
Pra testar, abra o Word, digite Q33 NY (que significaria “Quadra 33 em New York”, em alusão ao local do acidente com as torres gêmeas) e escolha a fonte Wingdings, no tamanho 72.
9. disquetes,seus lindos!
Sabia que o Windows 95 vinha em 13 disquetes? (e 26 na versão atualizada?) Os disquetes tinham o formato DMF que cabia 1.68MB. Já o CD-ROM do Windows vinha até com extras, como o clipe de Buddy Holly do Weezer. Muito descolado esse Windows.
10. colorido desde sempre!
Todo mundo sabe que hoje em dia, os designers, ilustradores e profissionais de arte trabalham com os computadores MAC. Mas, ironicamente, o Windows 1.0 já nasceu colorido, enquanto os MAC da época eram monocromáticos. CHUPA APPLE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário